Progressão


 Escalada, Conquista e Azimute:

Quando um jovem escoteiro entra na fase sênior/guia (entre 15 e 17 anos) ele é submetido a uma série de etapas escoteiras, que visa o desenvolvimento das áreas relacionadas ao caráter, ao físico, o intelectual, afetivo, social e espiritual. Estas etapas correspondem a três distintivos: ESCALADA, CONQUISTA e AZIMUTE que ao todo completam 75 etapas.


Para a conquista destes distintivos do desenvolvimento do jovem, é necessário que ele cumpra todas as 75 etapas propostas pela progressão sendo necessários 1/3 das etapas (25 itens) para cada distintivo.




Etapas:


DESENVOLVIMENTO FÍSICO

1- Conhecer os limites normais de pressão arterial,
pulso e temperatura e saber como podem mudar devido a doença ou lesão. Conhecer 3 pontos de verificação de pulsação e saber quando utilizar cada um.

2- Saber identificar a existência de fraturas (internas e externas), entorses e luxações, conhecendo seus tratamentos e socorro de urgência.

3- Conhecer os sintomas e tratamento de urgência de: estado de choque, traumatismo craniano e hemorragia (interna e externa).

4- Conhecer os principais sintomas e tratamento de urgência para: picadas de animais venenosos, envenenamentos e queimaduras de todos os graus.

5- Explicar como agir e como evitar casos de insolação, hipotermia e queimaduras e as medidas de primeiros socorros para cada situação.

6- Compreender a importância de se manter. imóvel uma pessoa suspeita de fratura na coluna vertebral, bacia e costelas. Saber aplicar controle cervical e imobilização alternativa e conhecer meios de transporte improvisados e de urgência para acidentados em trilhas.

7- Compreender a importância de reconhecer e tratar rapidamente uma parada cardiorespiratória sabendo aplicar corretamente as técnicas de reanimação cardiopulmonar (RCP).

8- Pesquisar e apresentar o resultado do trabalho à Seção, sobre um dos temas a seguir:
a) Anorexia Nervosa,
b) Perigos do uso de anabolizantes,
c) Álcool e direção.

9- Identificar as doenças sexualmente transmissíveis (DST) comuns e respectivas formas de prevenção. Ser capaz de identificar comportamentos de risco e de tomar as devidas ações preventivas.

10-  Identificar 3 drogas (dentre as quais uma estimulante, uma depressora e uma psicotrópica) e explicar seus efeitos no organismo e os riscos associados.

11- Organizar o material de primeiros socorros da patrulha para cada tipo de atividade por pelo menos 1 mês.

12- Conhecer o material individual necessário para diferentes típos de excursões, de cordo com o programa de atividade (acampamento, acantonamento, volante, fixa, etc) sabendo arrumá-lo na mochila.

13- Selecionar corretamente o material de campo para um acampamento de patrulha ou Seção.

14- Demonstrar conhecer as regras de segurança no manuseio de facões e machadinhas, tomando cuidados para a manutenção e conservação das ferramentas da patrulha.

15- Construir com demais membros da Seção uma fogueira para o Fogo de Conselho, respeitando as regras de segurança na montagem e desmontagem da fogueira, bem como às normas do local.

16- Manter em conjunto com a patrulha o canto de patrulha limpo e organizando, colaborando também com a limpeza e organização da sede.

17- Elaborar e executar um cardápio para a patrulha17.em um acampamento de 3 dias.
18- Elaborar a lista de compras e um cardápio individual, corretamente equilibrado em quantidade, variedade e valores nutricionais para um bivaque ou um acampamento volante de 2 dias devidamente balanceado e adequado ao clima e à conservação dos gêneros.

19- Cozinhar à lenha ao ar livre, sem o uso de utensílios (cozinha mateira) pelo menos 3 pratos e 1 sobremesa.

20- Planejar um calendário mensal pessoal, distribuindo o tempo entre os estudos, obrigações familiares e sociais, escotismo e lazer.

21- Incorporar ao cotidiano a prática de um esporte ou atividades físicas regulares.

22- Fazer e saber utilizar as seguintes amarras: quadrada, paralela, diagonal e tripé na construção de pioneirias e engenhocas.

23- Fazer e saber utilizar os seguintes nós: volta redonda, pescador, oito, correr, balso pelo seio, catau, volta do salteador, nó de andaime, boca de lobo e volta do enfardador.

24- Confeccionar sozinho uma das seguintes pioneirias:
a) lixeira com tampa e pedal;
b) pórtico
c) canto de lenhador; ou
d) intendência suspensa

25- Planejar na cidade com sua patrulha e executar no acampamento a montagem do campo de patrulha, com as seguintes pioneiras básicas: toldo, mesa com bancos , dispensa e canto do lenhador com porta ferramentas; observando a correta disposição de barracas e pioneiras, considerando fatores como tipo e a inclinação do terreno, vento, rios, árvores e demais fatores do local.

26- Planejar e executar a construção de uma das seguintes pioneiras:
a) barraca suspensa ou
b) torre de observação com capacidade para 4 pessoas

27- Mostrar conhecimento sobre os processos de ancoragem e estiramento de cabos

28- Participar de um acampamento volante (ou travessia) que tenha pelo menos 12 km.

29- Percorrer uma trilha previamente delimitada de pelo menos 2 km, calculando as distâncias e azimutes entre os pontos demarcados.

30- Conseguir se orientar utilizando uma carta e uma bússola ao mesmo tempo, sabendo escolher a melhor rota na carta topográfica, calculando distâncias,reconhecendo a direção do curso de um rio, cumes e depressões do terreno e as principais convenções topográficas.

31- Saber utilizar recursos/métodos naturais para sua orientação no campo.

32- Participar (com outro membro de sua Seção ) de uma jornada de pelo menos 15 km a pé ou de embarcação, ou ainda 30 km de bicicleta, acampando e preparando suas refeições durante o trajeto e fazendo o Percurso de Gilwell de no mínimo 5 km. Cumprir pelo menos 4 tarefas dentre as relacionadas abaixo, sendo uma das tarefas indicada pelo escotista e apresentando no final um relatório de toda a jornada, fazendo um esboço do percurso realizado, com base nos dados coletados. Tarefas sugeridas:
a)Estudo da fauna e flora;
b) Estudo dos recursos minerais;
c) Meios de transporte;
d) Educação;
e) População (aspectos históricos e culturais);
f) Turismo;
g) Recreação e lazer;
h) Saúde;
i) Comércio;
 j) Agronomia;
k) Indústria;
 l) Impactos Ambientais provocados pelo Homem


DESENVOLVIMENTO INTELECTUAL



33- Manter (sozinho ou com sua patrulha) um informativo escoteiro durante 3 meses, com atualizações semanais, expondo também as principais notícias da semana colhidas em diversos meios de comunicação, junto com uma visão crítica de cada uma delas. O informativo poderá ser impresso, um jornal mural na sede ou um blog pela internet.

34- Participar ativamente do planejamento e organização de uma atividade de patrulha ou Seção, sendo posteriormente bem avaliado pelos companheiros e pela chefia.

35- Escolher uma das seguintes opções:
a) Conquistar 3 especialidades de nível 2, em 3 dos ramos de conhecimento a seguir:   Cultura,Desportos, Serviços e Ciência e Tecnologia; OU
b) Comparar pelo menos 4 opções profissionais, indicando vantagens e desvantagens de cada uma, identificando as decisões que terá de tomar ao longo dos seus estudos e que irão influenciar a escolha de sua profissão.

36- Escolher um tema de seu interesse e criar uma obra a partir dele, tal como uma escultura, pintura, esquete, canção, poesia, dentre outras à sua escolha ou ainda criar uma campanha de divulgação para a seção.

37- Participar ativamente de uma mesa redonda, debate ou estudo de caso com membros da sua Seção sobre um tema escolhido dentre vários apresentados pela chefia. Tais como:
«Os perigosda idolatria»,
«A violência entre as torcidas organizadas»,
«Os conflitos entre as diferentes«tribos urbanas»: emos, punks, rockeiros, pitboys, etc.»

38- Escolher uma descoberta científica e explicar como esta contribui (ou pode vir a contribuir)para melhorar o mundo.

DESENVOLVIMENTO DO CARÁTER


39- Exemplicar o significado que atribui à Lei e Promessa Escoteiras e os valores nelas contidos, identificando decisões e comportamentos pessoais deles decorrentes e como tenta aplicá-los no dia a dia, numa conversa com um dos escotistas da Seção.

40- Redigir o seu próprio Compromisso Sênior,40.discutindo-o com um dos escotistas da Seção.Este compromisso deverá ser validado pela Corte de Honra.

41- Fazer uma auto-avaliação, indicando os seus progressos desde o Compromisso Sênior realizado e os pontos que possui mais dificuldades.

42- Definir as metas de sua progressão na Tropa Sênior/Guia, estabelecendo prazos para concluir as etapas e as especialidades que pretende conquistar. A cada etapa concluída, estas metas deverão ser revisadas.

43- Participar, com empenho e sem distinção, dos vários tipos de atividade da Seção por pelo menos 6 meses, procurando sempre justificar previamente ao monitor ou escotista as suas ausências.

44- Criar um filme, uma peça de teatro, uma poesia, um texto literário ou uma charge que expressem sua visão otimista de encarar o mundo.
  
45- Descrever a importância do correto funcionamento dos Conselhos de Patrulha, Tropa e Corte de Honra.

46- Assumir e desempenhar plenamente seus encargos na patrulha durante os últimos 3 meses, sendo bem avaliado pelos seus companheiros.


DESENVOLVIMENTO AFETIVO

47- Conhecer os procedimentos básicos para minorar a situação em caso de acidentes, mantendo a calma e o controle da situação.

48- Participar de jogos escoteiros ou competições esportivas, respeitando as regras e aceitando resultados negativos.

49- Participar de atividades aventureiras, respeitando as regras de segurança, buscando superar seus medos.

50- Participar ativamente dos debates e processos decisórios realizados na Seção, expondo as suas opinões e respeitando as opiniões alheias.

51- Identificar as principais organizações sociais e de serviço comunitário de sua cidade com as quais possa colaborar.

52- Participar ativamente das campanhas de serviço e de desenvolvimento comunitário organizadas pelo seu Grupo Escoteiro, pelo Distrito ou pela Região.

53- Participar ativamente de pelo menos 1 atividade de cunho comunitário desenvolvida pela sua patrulha.

54- Organizar sozinho ou em conjunto com a patrulha, uma reunião social, com jovens de ambos os sexos.

55- Assumir responsabilidades em casa, contribuindo assim com o aumento da confiança por parte de seus pais.

56- Organizar um debate com sua patrulha ou seção sobre um dos seguintes itens:
infidelidade, ciúmes, ficar ou namorar: eis aquestão, relacionamentos emocionalmente desequilibrados.


DESENVOLVIMENTO SOCIAL

57- Escolha uma das seguintes atividades abaixo:
a) Identificar e discutir com sua patrulha as manifestações mais evidentes de «Bullying» que observa na escola, bairro, família e dentro do movimento escoteiro. OU

b) Assistir e debater com sua patrulha um filme ou peça teatral que proporcione a discussão a respeito dos direitos individuais e coletivos.

58- Acolher as decisões de seus pais/responsáveis, manifestando respeitosamente seus pontos de vista em contrário.

59- Participar ativamente e de forma respeitosa das discussões e decisões dos Conselhos de Patrulha,de Tropa e das eleição de monitores.

60- Participar de forma respeitosa e contributiva de pelo menos 1 das seguintes atividades realizadasna sua Seção: debates, estudos de caso ou «júrisimulado»

61- Planejar e executar o seu Projeto para Escoteiro da Pátria.

62- Escolher 1 das opções abaixo:
a) Pesquisar sobre a cultura indígena predominante na sua Região Geográfica (N, NE, CO, SE ou S) e apresentar uma dramatização com a devida caracterização.
b) Pesquisar e aplicar na Seção 2 jogos indígenas oriundos de tribos brasileiras.

63- Escolher 1 das opções abaixo:
a) Produzir com sua patrulha um troféu de um torneio ou lembrança para presentear outro GE ou alguma autoridade, utilizando alguma técnica típica do artesanato brasileiro.
b) Preparar uma apresentação no Fogo de Conselho sobre a antiga cultura popular brasileira (história, lenda, danças, músicas, mitos, artesanato, etc), com detalhes de vestimentas, canções e artefatos tradicionais.

64- Conhecer a Organização Mundial do Movimento Escoteiro(WOSM), localização do Escritório Mundial, suas Regiões e respectivos escritórios.

65- Escolher 1 das atividades abaixo:
a) Manter contato com um senior ou guia estrangeiro durante pelo menos 3 meses (mínimo de 4 mensagens ou cartas enviados) procurando aumentar seus conhecimentos sobre o escotismo, a história, geografia e os costumes do país em questão e apresentando o resultado para sua patrulha. OU
b) Participar ativamente da organização de um «Jantar Internacional» da Seção onde cada patrulha representará um país diferente, apresentando além da culinária, trajes e músicas característicos e informações gerais sobre o Escotismo naquele país.

66- Tomar parte em pelo menos 1 atividade em cooperação com outras organizações ligadas à preservação do meio ambiente.

67- Apresentar à Seção um estudo ilustrado de um problema ambiental de sua cidade, apontando suas causas e possíveis soluções.
OU
Escolher e executar com sucesso uma das atividades «principais» da IMMA, destinadas ao Ramo Sênior


DESENVOLVIMENTO ESPIRITUAL

68- Conhecer a teoria e realizar pelo menos uma vez uma «Cirurgia Vegetal» junto com sua patrulha.
OU
Escolher e executar com sucesso uma das atividades “complementares» da MMA, destinadas ao Ramo Sênior

69- Aplicar em conjunto com a patrulha normas de campismo de baixo impacto.

70- Escolher 1 dos itens abaixo:
a) Realizar uma pesquisa sobre as origens de sua crença religiosa e apresentar o resultado à Seção ou Patrulha; OU
b) Correlacionar os artigos da Lei Escoteira com os seus princípios religiosos e discuti-los com a chefia.

71- Participar, freqüentemente, dos momentos de reflexão realizados no início e término das atividades escoteiras, buscando fazer orações sinceras e reflexivas;

 72- Buscar reservar momentos de reflexão eaproximação com Deus, por meio da oração;

 73- Participar de uma das seguintes atividades dereflexão (fichas REME): “Carta a mim mesmo” ou “Salmo   151”.

74- Realizar (sozinho ou com sua patrulha) uma pesquisa sobre ao menos 4 religiões, apontando suas similaridades e apresentando o resultado à Seção.

75- Pesquisar e promover um debate com a sua patrulha ou Seção sobre a relação entre a intolerância religiosa e conflitos atuais no Brasil e no mundo.


Cordão Dourado:





     Concedido pela Diretoria do Nível Local, por proposta dos Escotistas da Seção, ao Sênior especialmente recomendado pela Corte de Honra de sua Tropa que possuir a Insígnia da Modalidade e que completar 12 (doze) Especialidades, dentre as quais sendo obrigatórias as de Cozinheiro e Acampador no Nível 3. O distintivo correspondente, a ser usado até o jovem conquistar o Distintivo de Escoteiro da Pátria ou deixar o Ramo Sênior, pode ser um dos seguintes: a) Um trançado com dois fios dourados posto em volta do ombro direito com a ponta presa por baixo da portinhola do bolso direito da camisa; ou b) Um retângulo de tecido branco, com 9,5 cm de comprimento e 2,5 cm de altura sobre o qual está bordado, a 0,3 cm de suas extremidades, direita e esquerda, um retângulo debruado em grená; tocando seus extremos, uma listra horizontal, central, de 1,0 cm de largura, dourada. O distintivo deve ser fixado à portinhola do bolso direito da camisa, em posição centralizada.



Correia Mateiro





Concedida pela Diretoria de Nível Local, por proposta dos Escotistas da Seção, ao sênior especialmente recomendado pela Corte de Honra de sua Tropa, que possuir a Insígnia Mundial de Conservacionismo, em qualquer das suas Etapas e, pelo menos, 8 (oito) Especialidades, sendo obrigatórias as de Excursões, Primeiros Socorros e uma outra relacionada com a Modalidade Básica, essas três no Nível 3. O distintivo a ser usado até o jovem conquistar o Cordão Dourado ou deixar o Ramo Sênior, pode ser um dos seguintes:


a) Uma trança de couro de três pernas, cada uma com 5 mm de largura, posta em volta do ombro direito com a ponta presa por baixo da portinhola do bolso direito da camisa, não podendo ser usada simultaneamente com qualquer outro cordão que ocupe a mesma posição;

ou

b) Um retângulo de tecido branco, com 9,5 cm de comprimento e 2,5 cm de altura, sobre o qual está bordado, a 0,3 cm de suas extremidades, direita e esquerda, um retângulo debruado em grená; tocando seus extremos, uma listra horizontal, central, de 1,0 cm de largura, marrom. O distintivo deve ser fixado à portinhola do bolso direito de sua camisa, em posição centralizada.








Escoteiro da Pátria



Para a conquista do Escoteiro da Pátria, o sênior ou guia deve:

1. Ter o Cordão Dourado


2. Ter pelo menos uma Especialidade em cada Ramo de Conhecimento; pelo menos 4 (quatro) do Ramo de Conhecimentos SERVIÇOS, todas no Nível 3



3. Participar de um PROJETO, sozinho, com sua patrulha ou equipe de interesse, nas seguintes condições:



a. cujo conteúdo seja resultado de uma necessidade apresentada por uma comunidade diferente da sua;

b. que seja desenvolvido seguindo todas as etapas de diagnóstico, organização, execução e avaliação; com acompanhamento de um adulto aprovado pelo Chefe de Tropa;

c. cuja execução ocupe um período mínimo de 4 meses de duração;

d. que seja aprovado pela Assembléia de sua Tropa,

e. cujo conteúdo esteja relacionado a uma das Prioridades do Milênio definidas pela Organização das Nações Unidas; e

f. que seja apresentado relatório final com todos os dados e resultados do projeto.

São Prioridades do Milênio:

Objetivo 1 • Erradicar a extrema pobreza e a fome;

Objetivo 2 • Atingir o ensino básico universal;

Objetivo 3 • Promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres;

Objetivo 4 • Reduzir a mortalidade na infância;

Objetivo 5 • Melhorar a saúde materna;

Objetivo 6 • Combater o HIV/Aids, a malária e outras doenças;

Objetivo 7 • Garantir a sustentabilidade ambiental;

Objetivo 8 • Estabelecer uma parceria mundial para o desenvolvimento.



É um distintivo em forma de elipse, com eixos horizontal e vertical medindo, respectivamente, 5 cm e 6 cm, debruada em ouro, bordada sobre tecido verde; o interior da elipse é ocupado pelas Armas da República, bordadas em ouro e prata sobre fundo verde, usado na manga direita da camisa. Este distintivo pode ser usado até o jovem conquistar a Insígnia de B-P ou, caso isto não aconteça, até sua saída do Ramo Pioneiro.

Referência-http://www.escotismo.org.br/index.php/escoteiro-da-patria.html






Nenhum comentário:

Postar um comentário